As damas de honra são responsáveis por dar brilho à cerimônia de casamento. No Brasil em geral são crianças. A função das damas de honra é, portanto, enfeitar o casamento. As damas de honra fazem parte do cortejo de entrada do casamento com pais, madrinhas/padrinhos, pajens, noivos.

Papel das damas de honra no casamento

As damas de honra podem carregar cestas com flores para serem jogadas antes da entrada da noiva – nesse caso chamam de “garota da flor”, para levar alianças ou simplesmente entrar garantindo mais beleza ao casamento.

Decoração de casamento para damas de honra

Os noivos podem fazer a decoração da cerimônia mais simples, porque só a roupa das damas de honra, pajens e afins são suficientes para adicionar elegância e distinção em qualquer casamento. Por isso é tão importante as roupas das damas de honra.

Roupas de Dama de Honra

As daminhas de honra ficam lindas com vestidinhos, que podem variar de cores neutras, como o branco, até mais coloridas, como o rosa. (Foto: Corbis Images, Kylie J. Bridals Wears)

Quem pode ser dama de honra?

Em outros países elas podem ser adultas. Há noivas que misturam damas infantis com adultas. No Brasil há um movimento tímido de damas de honra adultas em casamentos. [Gosta de damas adultas? Acesse também: Madrinhas de Casamento com Vestidos Iguais.

Tudo é uma questão de gosto. Pode ser damas exclusivamente crianças, apenas adultas ou mesclar ambas as idades. Depende do gosto dos noivos. Não há certo ou errado nesse quesito.

Roupas de Damas de Honra

Para daminhas de honra pré adolescentes, vestidos com tons de marfim podem passar um pouco mais de sobriedade, e deixar as meninas com um ar mais de mocinhas. (Foto: Wishpot Wedding, DH Gate)

A escolha da dama deve levar em consideração as pessoas (especialmente no caso de crianças) que os noivos possuam muito carinho, afeto e que gostariam de dividir esse importante momento com os mesmos. O mais importante é incluir aqueles que realmente queiram participar. Pode ser uma sobrinha, filha de um amigo, afilhada.

Sobre a roupa de dama de honra criança: é preciso manter o  “jeito criança” no estilo, seja na vestimenta ou no penteado. Isso contribui para a beleza de um casamento.

As damas de honra iluminam qualquer casamento! Delicadeza e graça!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)