Ornamentação para casamento: mandap (dossel de casamento)

Os casamentos estão, cada vez mais, multiculturais.

Ás vezes, isso ocorre por que um dos noivos pode possuir nacionalidade, etnia ou religião diferentes. Ou, até mesmo, por querer adicionar algo totalmente diferente ao casório. E, até, simplesmente, por que algo está em moda e ponto. E, outras tantas possibilidades…

Uma ornamentação para casamento que está sendo bastante usada é o mandap!

O mandap é um lugar muito importante no casamento. Tradicionalmente na religião hindu, é o ponto central onde do casamento, lugar onde os noivos se sentam para a troca de votos, as bençãos.

Geralmente, uma estrutura de madeira, com panos, flores… A cultura indiana tem muito colorido! Lindo!

Casamento ao ar livre: mandap (dossel de casamento)

O simbolismo do mandap é ainda mais profundo na cultura hindu: os 4 pilares de sustentação representam os pais dos noivos, como símbolo do apoio dessa união. Há outros significados espirituais mais complexos…

Nos últimos tempos, o mandap (= um tipo dossel de casamento) passou a ser adotado em muitos casórios e, com isso, muitas mudanças de design, estilos.

Decoração: dossel de casamento

Essa incorporação do mandap no casamento, em muitos casos, possui um sentido muito mais estético que religioso. Um reflexo da moda casamento, do estilo do casório e das escolhas de decoração. O estilo dos mandups mudaram para um estilo mais ocidentalizado combinado com o olhar do design oriental.

Dossel de casamento na decoração

Uma decoração linda especialmente em casamentos ao ar livre. Já vi mandap montado para casamentos em espaços interiores. Esse tipo de estrutura vai complementar a decoração do casamento.

No casamento no campo, o dossel de casamento dá um charme. O colorido é lindo, mas muitas noivas preferem o tradicional branquinho. Tem seu charme, né?

Casamento no campo: dossel na cerimônia

O projeto de decoração do casamento é um projeto muito particular dos noivos. É possível fazer uma decoração simples + um mandap. Ou, até mesmo, um dossel elegantíssimo. Tudo vai depender somente dos noivinhos…

O que você acha do mandap? Colorido ou branquinho? Comente!

Imagens:
Asian Weddings, Style me Pretty, Susan Stripling photography





2 Comentários

  1. Rosana Disse:

    Gostaria de saber onde encontro mandap / dossel de casamento para alugar aqui no Rio de Janeiro. Poderia me dar uma dica? Obrigada.

  2. Cris Disse:

    Rosana,

    Tente encontrar em lojas que trabalham com aluguel de mobiliário. Outra alternativa é solicitar para que o seu fornecedor de decoração monte isso para você. Em alguns casos, quando a noiva está montando tudo do próprio casamento, a própria família ajuda a montar, criando no estilo “feito à mão”.

    Beijinhos. Cris.

Deixe você também um comentário!


Dicas de casamento por e-mail!