Fraque

Vestir fraque? O quê? O que é fraque? Irmão de alguém? Nunca ouvi falar! A maioria das pessoas não sabe o que é um fraque e irão descobrir só durante a procura dos trajes para o casamento. O fraque é uma opção mais chique de traje masculino para ser usado em um casamento idem. Casamentos “mega formais”, muitíssimo chiques e elegantes. Na hora de escolher o fraque sempre pense nos seguintes fatores: o vestido da noiva, o tipo e formalidade da cerimônia, local (fechado) e, por fim, personalidade da pessoa que o usa.

O fraque é aquele paletó estilo pingüim. Possui pontas alongadas nas costas (rabo de pingüim), de corte clássico, composto por colete, camisa e gravata. Se o noivo optar por usar o fraque no dia de seu casamento, a noiva precisa estar com um vestido compatível. Ou seja, muito chique e elegante. Se o casamento for muito tradicional, o fraque também pode ser uma boa alternativa para a vestimenta do noivo.

Somente o noivo e o pai do noivo podem usar o fraque. Se o noivo optar por esse traje, os padrinhos podem vestir o mesmo ou o meio-fraque. Se o noivo não usar o fraque, nenhum convidado deve fazê-lo, pois é uma vestimenta de grande destaque e elegância. Afinal, quem tem que roubar a cena e brilhar no dia do casamento são os noivos e mais ninguém. Em geral, o noivo combina com os pais e os padrinhos sobre os trajes que irão vestir.

Roupa para noivos

No Brasil, antigamente, o aconselhável era que se usasse o fraque somente em casamentos formais durante o dia. Os mais tradicionalistas ainda conservam essa linha de pensamento e não aconselham que se use para cerimônias após as 18:00h de jeito nenhum. Porém, na atualidade há uma flexibilidade maior com relação ao uso do fraque. Na dúvida, use apenas se o casamento for antes de 18:00h e opte por outro tipo de vestimenta mais adequada para a noite.

O fraque cor cinza é uma escolha muito elegante. Outra escolha que pode ser uma opção “curinga” é o preto. Há quem goste do azul marinho!

Para fechar, a flor na lapela! O noivo deve usar cravo pequeno branco. Pais e padrinhos devem usar cravo vermelho.

O fraque é uma peça que reúne elegância, glamour e formalidade em um só lugar!

Para uma noite de grande gala, vá de fraque! Glamour Nupcial para noivos e pais de noivos!


Imagens:
Black Tie Guide
Suitsmen
Men’s Wear PDF





Deixe você também um comentário!


Dicas de casamento por e-mail!