Como escolher o serviço cerimonial de casamento (assessoria)?

Quer saber uma tarefa difícil do planejamento de casamento? É escolher o cerimonial do casamento.

Cerimonial (ou assessoria de casamento) é o tipo de fornecedor que é a alma do casamento. É ele quem vai contribuir primordialmente para que tudo dê certo no grande dia, para que todos os fornecedores trabalhem de maneira afinada, para executar protocolos de casamento do grande dia, supervisiona tudo e faz com que o casamento aconteça da maneira mais satisfatória possível.

Vou lhe dizer que esse é o tipo de serviço de casamento que mais ouço reclamações. Desde quando criei o CASAMENTO AQUI (fim de 2009), quando estava auxiliando uma amiga nos preparativos de casamento, comecei a observar a atuação desse tipo de fornecedor no mercado.

No post de hoje, quero trazer dicas para escolher o serviço de cerimonial de casamento (também chamado de assessoria de casamento).

Como escolher o serviço de cerimonial para o casamento - assessoria de casamento

Qual é a necessidade dos noivos?

É necessário identificar as necessidades do casal para o planejamento casamento. É somente cerimônia? Vai ter algum tipo de recepção? Quantos convidados? O casal possui tempo para realizar as pesquisas de fornecedores de casamento? Qual a flexibilidade do casal para planejar e organizar o casamento? Já possui alguma concepção de casamento? Existem fornecedores para todos os tipos de casal, para todos os orçamentos e que realizam um excelente trabalho. Pode acreditar!

Indicação é o mais importante!

A velha e boa indicação de noivos continua sendo o melhor ponto de partida para selecionar os cerimoniais. Coloque a “boca no trombone”! Descubra! Mas, atenção! Não vale considerar muito a opinião daqueles noivos que acabaram de contratar, não se casaram e dizem para você: “- O nosso é o da fulana. Ela é ótima. Contrata ela!” Quantas pessoas já ouvimos falar sobre isso? É preciso ouvir quem teve a prestação do serviço do início ao fim do casamento.

Detalhe: pergunte aos noivos como procedeu o fechamento do evento. Digo isso porque, ultimamente, há muitos cerimoniais que estão deixando a desejar no ato do fechamento do casamento. Particularmente, não gosto muito de indicações de outros fornecedores de casamento porque sempre acho muito tendencioso. Mesmo que você tenha a indicação por parte de outro fornecedor, vale a pena procurar ex-noivos para ter opiniões a respeito.

Uma coisa que acho importante ouvir de um fornecedor é como é o tratamento do cerimonial com quem está trabalhando no casamento. Quando eu estava pesquisando cerimonial, lembro-me de em um bate papo que tive com uma decoradora de BH de confiança que relatou-me sobre a aspereza e a falta de educação de uma cerimonialista de BH. E isso não tinha sido uma única vez. Que isso, gente? Assim, pode ficar até difícil ter sintonia com todos no dia do casório, né? Descartei na hora da minha lista.

Relacione as propostas dos serviços de cerimonial

Após as indicações, é o momento de receber as propostas e os orçamentos dos cerimoniais! A proposta vai trazer as especificações sobre o trabalho do cerimonial, incluindo o preço. Hoje em dia, os cerimoniais trabalham com vários tipos de propostas, pacotes (planos). Os planos mais comuns: assessoria para o dia, assessoria parcial e assessoria completa. Comparem as propostas de acordo com as suas necessidades e, ainda, faça a relação entre todas.

Algumas variáveis que ajudam a analisar os cerimoniais: quantidade de pessoas que trabalham no dia do evento, possui CNPJ (ou empreendedor individual), preço, se cobra por R.S.V.P passivo (receber confirmação de presença por parte dos convidados no dia do casamento), número de reuniões antes do casamento (vai variar de acordo com cada tipo de plano). Você pode selecionar e incluir outras variáveis que julgar importantes. Após tudo isso, selecione apenas aqueles que você mais agradou para um bate papo. No mínimo 3 (e até mais se você quiser). Eu fiz de vários, vários, vários…

Bate papo com os cerimoniais

Marque uma reunião com os cerimoniais mais queridos para um bate papo. Esclareça absolutamente todas as dúvidas que você tiver sobre a proposta e sobre o cerimonial. Algumas perguntas importantes para serem feitas: Quantos casamentos o cerimonial faz por dia? Quanto tempo de mercado? Possui CNPJ ou é empreendedor individual? Experiência profissional? Quanto tempo trabalha com organização? Quantos casamentos já planejou? Você vai criar as suas próprias perguntas.

Quando eu estava pesquisando cerimonial, eu fiz uma pergunta que muitos acharam estranho: Qual foi o seu maior imprevisto? E, como resolveu? A noiva soube? Gente, eu pareço “a louca”, né?

Outra coisa que acho importante é discutir algo que você pensou para o seu casamento. Isso ajuda a perceber se o cerimonial consegue entender a sua visão do casamento.

Na minha opinião, a experiência é importante, mas, também, não “feche os olhos” para as novas empresas no mercado. Muita gente é novo no mercado como empresa, mas trabalhou por anos com eventos, com outros cerimoniais. Gente super competente.

As reuniões com os cerimoniais em potenciais são muito importantes. É olho no olho! Dá para perceber como a pessoa se posiciona profissionalmente, se respeita o seu orçamento, se houve uma boa conexão com a pessoa.

Decisão final

Mesmo depois de tudo isso, não é fácil decidir. Gente, dá uma dor no coração porque existe muita gente boa e competente no mercado. No fim, eu, já estava perguntando-me: pode ser duas? Pode ter certeza. Você deve tentar escolher aquela pessoa que você acha que vai se sentir ouvido e amparado. É preciso ter a sensação que a empresa realmente vai trabalhar por você como nunca. É preciso se sentir totalmente seguro.

Dicas extras

  • Respeite o seu orçamento! Há empresas boas para todos os tipos de bolsos, de festas.
  • O atendimento é primordial. Se em qualquer momento que entrou em contato com a empresa, achou que não foi bem atendida, é hora de descartar sem dó. O início dos trabalhos de um cerimonial não começa apenas quando alguém fecha contrato. Já começa quando o cliente em potencial entra em contato.
  • Há empresas que ganharam visibilidade no mercado com o passar do tempo e ficam em muita posição muito cômoda, indiferente com relação às noivas. Fala sério se eu quero alguém assim trabalhando no meu casamento?
  • Tome muito cuidado com aqueles cerimoniais que fazem vários casamentos por dia.
  • Não se sinta pressionada!

Gente, cada casal vai achar a sua própria maneira de escolher o cerimonial. O post de hoje são apenas algumas sugestões que podem ajudar.





Um comentário

  1. aleandra cristina sousa camilo dos santos Disse:

    Realmente para um casamento ser bonito e bem preparado só com a ajudda de um assessor matrimonial.

Deixe você também um comentário!


Dicas de casamento por e-mail!