Recepção de casamento: brunch

Brunch é um nome originário do inglês. Em casamentos, o brunch é um tipo de recepção que combina pratos e alimentos do café da manhã (breakfast) e do almoço (lunch).

* O que servir no Brunch?

O brunch deve incluir opções de um café da manhã (como frutas, tortas, queijos, croissants, pãezinhos, geléias, leite, achocolatado em pó, sucos, café, chá) e opções do almoço (como quiches, crepes, tortas, saladas, patês, queijos, frutas, sobremesas). Pode ser incluído espumante ou vinho branco. O bolo de casamento também deve ser incluído. No Brunch de casamento americano, os casais ás vezes costumam optar por um tipo de bolo mais leve como de cenoura, laranja, limão. O site MULHER DIGITAL trouxe uma lista interessante de espumantes bons e baratos.

Já vi brunch com mousses salgadas, suflê de queijo, sanduíches, folhados, cheesecake, salgadinhos, amanteigados, waffles, fritadas, canapés, panquecas e, até mesmo, prato principal. O menu do brunch é escolhido de acordo com o que o buffet oferece e com o gosto dos noivos. Brunch combina com cupcake. Cupcake no Casamento é a nova mania brasileira!

Brunch

* Qual horário se serve o brunch?

O brunch fica entre o tempo do café e do almoço, servido entre 10 e 14 horas. Ou seja, casamentos que ocorram pela manhã e que vão estender até o horário do almoço, início da tarde. Não é comum, mas já vi brunch ocorrer depois do horário recomendado, no período da tarde.

* Como servir o Brunch?

O mais comum é que se sirva em estilo “buffet”. Os convidados podem ser servidos por garçom. Pode também ocorrer uma combinação dessas duas modalidades. Ou o Brunch coquetel que os convidados podem desfrutar de alguns drinques (como a famosa mimosa, tradicional no brunch americano, “sunrise”, “bellini”), petiscar as coisas. Esse último não é muito visto aqui no Brasil.

* Mesa para todos no Brunch?

No Brasil sim. Deve ter mesa para todos os convidados, ao contrário de outros tipos de recepções de casamento, como festas, bolo com champagne.

Recepções de Casamento

* Qual lugar é feito o brunch?

O brunch é um tipo de recepção mais informal. Por isso, pede lugares mais descontraídos, com clima arejado e delicado. Locais abertos, sítios, espaço para eventos em geral, restaurantes, hotéis e, até mesmo, na sua própria casa, se couber esse tipo de celebração.

* Vantagens do brunch

O custo é a grande vantagem do brunch. Tempo mais curto de duração que outras recepções. O casal pode viajar direto no mesmo dia para a Lua de Mel. Não é uma recepção de casamento tão simples como o “bolo com champagne”. O acolhimento dos convidados por parte dos noivos é muito maior (ao contrário de uma festa, por exemplo). Todos podem jogar conversa de maneira mais direta.
*Quer diminuir os custos do seu casamento? Como Economizar no Casamento?

O brunch é uma forma delicada, charmosa e fofa de recepcionar os queridos convidados para um casamento.
Para noivinhos que amam a luz do dia.





7 Comentários

  1. Andréa Carla Disse:

    Gostaria de agradecer ao site, pois encontrei o que queria e principalmente tirei as minhas dúvidas se eu poderia ser madrinha de casamento trajando preto. Muito obrigada e continue com esse belíssimo trabalho. Parabéns à todos.

  2. KARINA DANTAS Disse:

    Quero muito agradecer ao site, pela matéria tão bonitinha e detalhada sobre a RECEPÇÃO DO CASAMENTO COM BRUNCH….é realmente o que estou pretendendo fazer, pois casarei às 09:30h no civíl e viajarei em lua de mel, no mesmo dias às 15h. Parabéns e continuem com esse carinho conosco, que chegamos aqui perdidos em busca de uma ajuda.

  3. Josemilda Disse:

    Obrigada pela matéria sobre a recepção brunch, amei…. parabéns pelo site.
    Sucesso!!!

  4. Raissa Castro Disse:

    Nossa … A D O R E I! Agradeço pelas dicas, me ajudara mttt em meu noivado. Abçs.

  5. Nilza Disse:

    adorei tirei muitas dúvidas mas ainda existe uma,
    fui convidada para um casamento as 20 horas e o jantar cada um vai se servir pode tambem ser chamado de brunch?

  6. Cris Disse:

    Nilza, querida,

    Geralmente, é jantar com serviço de buffet. Não é brunch não. Brunch é algo para a parte da manhã (no máximo à tarde) e mistura comidinhas do café da manhã e algumas coisas mais pesadas (como tortas, panquecas, dentre outras) que seria típico de almoço. Beijinhos. Cris.

  7. Patrícia Disse:

    Amei a matéria! Vou me casar na próxima primavera e será entre 09:00 e 11:00… Com certeza será um brunch!!

Deixe você também um comentário!


Dicas de casamento por e-mail!